As faculdades


O ensino atual de Medicina foca em uma formao bsica junto formao clnica. Porm, existem metodologias de ensino diferentes, como o mtodo PBL, que esto se popularizando cada vez mais. Essas novas formas de ensino estimulam a participao dos alunos, j nos anos iniciais da graduao, na realidade mdica de hospitais e ambulatrios, o que incentiva mais o raciocnio clnico.

Uma graduao tradicional em Medicina , normalmente, dividida em 3 ciclos:

Ciclo bsico (1 e 2 anos)

Nos dois primeiros anos, so ministradas disciplinas bsicas, como anatomia, fisiologia bioqumica, citologia, gentica, embriologia, biofsica, microbiologia e parasitologia, que serviro de subsdio para o aprendizado posterior. Em anatomia, por exemplo, os alunos estudam o corpo humano em sala de aula e nos laboratrios, onde ocorrem as dissecaes de partes de cadveres para, assim, aprender sobre ossos, msculos, vasos, nervos e rgos. Em geral, o contato com pacientes extremamente reduzido nesses anos iniciais. Em algumas faculdades, os alunos podem atuar nesse perodo como agentes comunitrios nos trabalhos de promoo de sade e preveno de doenas em unidades bsicas de sade, creches, centros comunitrios e asilos.

Ciclo clnico (3 e 4 anos)

Neste ciclo, os alunos comeam a fase clnica e tm contato com pacientes em hospitais e ambulatrios dos hospitais-escola e centros de sade conveniados. Os estudantes aprendem a realizar anamneses (entrevistas mdicas), exames fsicos e a analisar e interpretar exames laboratoriais, eletrocardiogramas, raios X, tomografias e ressonncias magnticas. Dessa forma, os futuros mdicos comeam a compreender a relao dessas anlises com os exames fsicos e as entrevistas realizadas. Tambm so estudados os fundamentos das especialidades mdicas principais, como pediatria, clnica mdica, cardiologia, ginecologia, dermatologia, psiquiatria e oftalmologia. Pequenas cirurgias so realizadas, como retirada de cistos e verrugas.

Internato (5 e 6 anos)

Nos ltimos anos, o contato com os pacientes e a experincia prtica nos hospitais-escola so intensificados, para, assim, aprimorar o raciocnio de diagnstico. Os estgios e plantes no servio de emergncia so mais comuns, e os alunos aprendem procedimentos de atendimento emergencial e cirrgico. Pequenas suturas j so feitas de maneira mais independente, entre outros atendimentos mais bsicos. Na concluso do curso, o aluno se forma como mdico generalista e, ao se cadastrar no Conselho Regional de Medicina (CRM), recebe o seu nmero de registro profissional.

Algumas universidades conceituadas no exterior, como a Harvard Medical School, Johns Hopkins e Stanford School of Medicine, utilizam parcialmente ou integralmente em seus cursos o mtodo PBL (Problem-Based Learning). Esse mtodo, que no Brasil costuma ser chamado de ABP (Aprendizado Baseado em Problemas), utilizado de maneira mais extensa em sua proposta curricular em poucas faculdades brasileiras, como a Famema e a UEL.

Diferentemente do estilo tradicional de aulas expositivas e provas escritas, o PBL tem uma estratgia pedaggica, focada no aluno, que envolve trabalhar com discusses em pequenos grupos utilizando o contexto clnico (casos reais) para aprendizagem. Dentro desses grupos, h os docentes tutores, que orientam e guiam os estudantes, o que faz com que o papel do professor seja mais de facilitador das discusses, conduzindo-a quando necessrio e indicando a literatura e as ferramentas pertinentes, do que de disseminador de conhecimento em aulas expositivas tradicionais. O intervalo de tempo entre as sesses tutorais serve para o aluno, individualmente, buscar mais informaes e solidificar o conhecimento.

Dessa forma, o futuro mdico passa a ser mais ativo na busca pelas respostas das questes discutidas e acaba desenvolvendo precocemente a habilidade de trabalhar em grupo, a comunicao e a resoluo de problemas clnicos reais de maneira mais independente, seguindo o seu prprio interesse e ritmo de aprendizado. um mtodo que envolve um contato maior com a prtica clnica desde o incio da faculdade, tornando maior o interesse dos estudantes na grade curricular bsica, j que so mais ativos tambm no seu processo de aprendizagem.

Definir qual dos dois mtodos o melhor para formar bons mdicos difcil, pois o sucesso da implementao de qualquer metodologia de ensino depende de muitos pr-requisitos, como treinamento e engajamento de corpo docente e discente, alm do apoio administrativo da coordenao do curso.

Veja alguns links sobre o mtodo PBL:

http://web.stanford.edu/dept/CTL/Newsletter/problem_based_learning.pdf
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC225793/
http://fhs.mcmaster.ca/mdprog/documents/Use_of_PBL_Article.pdf
http://www.famema.br/ensino/cursos/docs/avaliacaoprocessoformacaomedicos.pdf
http://www.unifesp.br/centros/cedess/pbl/
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-55022009000300014&script=sci_arttext
http://www.ufscar.br/camsa/tag/pbl/

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